quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PRIMEIRO ESTUDO DA PREVISÃO CLIMÁTICO PARA 2013 SERÁ ELABORADO AINDA ESTE MÊS

Retirada do GOOGLE
A primeira previsão climática oficial para o próximo ano será elaborada durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste, que será realizada entre os dias 17 e 19 de dezembro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A reunião é promovida pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Devem participar meteorologistas, pesquisadores e técnicos de vários estados. O segundo dia do evento será dedicado às discussões técnicas dos modelos de previsão climática.

O estudo será feito por meio de uma parceria entre técnicos da Aesa, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de membros de diversos centros estaduais de meteorologia do Nordeste.

Segundo José Espínola, depois dessa reunião na Paraíba, será realizada outra, no Ceará, no mês de janeiro. Em fevereiro, será a vez de o Rio Grande do Norte receber os meteorologistas. Já em março, a reunião será realizada em Pernambuco. "De um mês para o outro, são feitos os ajustes necessários", esclarece o meteorologista.

"Nessa primeira reunião, iremos analisar a temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico, o posicionamento da direção dos ventos, se tem El Niño ou La Niña, entre outros. Baseamos-nos nos modelos feitos pelos principais núcleos de pesquisa do mundo. A previsão climática será referente ao primeiro trimestre de 2013", destaca.

Fonte: O Mossoroensse

Nenhum comentário:

Postar um comentário