sábado, 8 de outubro de 2011

Açude de Lucrécia apresenta níveis preocupantes de contaminação

 
Açude de Lucrécia apresenta níveis preocupantes de contaminação
Quando pensamos em poluição de recursos hídricos, costumamos associar o problema aos grandes centros urbanos. Casos emblemáticos como o rio Tietê em São Paulo, a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, ou o Rio Potengi em Natal são sempre lembrados.[Image]Vista aérea de Lucrécia, município com menos de 4000 habitantesNo entanto, a poluição de mananciais é um problema que acomete também regiões com baixa densidade demográfica, em pequenos municípios, como é o caso do açude de Lucrécia, no oeste do Rio Grande do Norte.O açude de Lucrécia é um dos principais reservatórios hídricos superficiais da região semi-árida do Estado, e tem demonstrado contaminação por metais pesados, cianobactérias tóxicas e a presença natural do gás radônio.Aliado a isso, a população deste município vem apresentando elevadas taxas de câncer, três vezes maior do que a média potiguar, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O problema é associado popularmente ao consumo dessa água.Os dados são resultantes da pesquisa de mestrado da bióloga Anuska Garcia, pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFRN.Os resultados obtidos por meio das coletas mostraram a presença de compostos genotóxicos (aqueles que podem interferir no material genético – DNA), nas águas superficiais do Açude, capazes de induzir mutações cromossômicas, e que podem estar correlacionados com o alto índice de câncer da população local.Entre os compostos genotóxicos presentes, foi observado concentrações acima do permitido pela legislação brasileira de alguns metais pesados, como cádmio, chumbo, zinco, cromo, cobre, níquel e manganês.Há indícios que a contaminação possa estar relacionada ao lançamento de esgotos e à utilização de agrotóxicos pela agricultura nas margens do açude. Não se descarta a possibilidade de haver a contaminação natural, devido a própria geologia do local, que propicia o aparecimento do radônio e possivelmente de alguns metais pesados.A pesquisa contemplou também o estudo de Percepção Ambiental com os moradores locais, onde foi possível observar o grande interesse da população de Lucrécia na qualidade ambiental do açude, apesar de muitos deles não perceberem os riscos que essa contaminação possa representar para a saúde.A garantia da qualidade da água dos nossos reservatórios é essencial ao bom funcionamento da agropecuária, das indústrias e da própria saúde da população. A ausência de políticas de saneamento básico e de monitoramento das atividades econômicas no entorno dos mananciais, põem em risco a sobrevivência de muitos seres vivos, inclusive os humanos, nas próximas décadas.Veja Também no site :

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Concurso da Prefeitura de Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, cidade situada a 358km de Natal, está em fase de contratação da organizadora de seu concurso. A empresa será escolhida no dia 7, por meio de processo licitatório. Serão oferecidas 35 vagas para os níveis fundamental completo, médio, médio/técnico e superior. Os convocados deverão cumprir carga de 40 horas.
De acordo com o secretário de Administração da prefeitura, Ubiraci Nobre, a disputa das interessadas em organizar o concurso será feita por tomada de preços. A seleção será feita por meio de provas escritas. Entre os cargos que serão oferecidos estão os de vigia, jardineiro, cozinheira, agente de endemias, motorista, fisioterapeuta, psicólogo, engenheiro, arquiteto e médico.
www.premiumconcursos.com/noticia.php?id=406

Arquivo pessoal de Valdetário Carneiro vira caso de polícia em Jucurutu.

http://www.gazetadooeste.com.br/img/noticia/db2e0c494e6c3dc6d02eca8b4ea9e2d8.JPG
A admiração de um homem pela história de um dos mais temidos e perigosos bandidos da Região Oeste do Rio Grande do Norte, José Valdetário Benevides Carneiro, vira caso de polícia na cidade de Jucurutu – região do Seridó. O problema surgiu quando a polícia do município descobriu que o deficiente físico Manoel Marques de Araújo, 38 anos, mantinha em sua casa um arquivo pessoal contendo livros e fotos sobre o bandido.

Com a descoberta da polícia, todo o material pessoal de Manoel foi apreendido e se encontra recolhido no cartório da Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Jucurutu. Segundo Manoel, não havia motivo para que seu arquivo fosse levado e por isso está movendo um processo solicitando todo o seu material de volta.

Manoel conta que no dia da apreensão, início do mês de agosto deste ano, os policiais invadiram sua residência localizada no Centro de Jucurutu em busca de armas e provas referentes a uma denúncia anônima de que na sua casa, uma dupla se preparava para fazer um assalto na região. “Eles invadiram minha casa, quebraram a porta da frente, vasculharam tudo e nada que confirmasse a denúncia foi encontrado, e eles levaram então o meu arquivo de Valdetário”, explicou.

O arquivo de Manoel é composto por um quadro com a foto de Valdetário com a data de nascimento e morte em uma moldura e um livro intitulado: A Saga dos Benevides Carneiro (Dudé Viana). Manoel ressaltou que comprou o livro há muito tempo e o guarda como uma relíquia. Já o quadro, ganhou de um amigo. “Eu admiro a história do Valdetário e não acho que esteja incentivando o crime por isso. Tenho o direito de gostar do que quiser”. Desabafou.
 
Via Mural de Riacho Da Cruz

Jaime Calado aprova importante projeto no Ministério da Educação

 

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, através da secretaria municipal de Educação, aprovou junto ao Ministério da Educação um importante projeto de tecnologia e educação em informática para os docentes do município.

O Núcleo de Tecnologia da Educação de São Gonçalo do Amarante deverá ser implantado até o final deste ano e contará com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O espaço será uma espécie de Telecentro voltado para a capacitação de professores na área da informática.

Jaime Calado também informou que quer implantar até o término do ano em curso, o programa “Um Computador Por Aluno” (PROUCA), que vai beneficiar inicialmente, 300 alunos das escolas municipais Cantinho do Saber, localizada na comunidade do Novo Santo Antônio, e Maria Judite, na comunidade de Coqueiros.

Nesse projeto, cada aluno dessas duas unidades de ensino, receberá um computador para auxiliar nas atividades de sala de aula. Os equipamentos já serão entregues com o programa linox educacional, instalado.